Bom dia!!!

Como estão? Eu estou bem, quero me desculpar com as amigas, mas não estou tempo de visitar os blogs amigos, mas assim que der vistio todos. Ok?

Hoje é o penúltimo capítulo da história dos móveis e particularmente, gosto muito desse capítulo do qual falarei agora: Os móveis asiáticos. Vamos viajar para a Terra do Sol Nascente?

A mobília asiática tem uma história bastante distinta.  As tradições Índianas , Chinesas , Paquistanesas , Indonésias (Bali e Java) e Japonesas são alguns dos mais conhecidas, mas lugares como  Coréia , Mongólia , e os países do Sudeste Asiático têm facetas exclusivo dos seus próprios.

                                  

O mobiliário tradicional japonês é conhecido por sua minimalista de estilo, o uso extensivo da madeira, artesanato de alta qualidade e confiança nos veios da madeira, em vez de pintura ou verniz grosso.  caixas japonesas e gaveteiros  são conhecidas como Tansu (gaveteiros, maleiros), conhecido por trabalhos de ferro decorativos elaborados, e são alguns dos cobiçados do japonês antiguidades mais.  As antiguidades em geral disponíveis datam da era Tokugawa, e era Meiji .

                             

O uso de madeira e bambu e o uso de lacas pesados são bem conhecidos estilos chineses.  É interessante notar que a China tem uma história incrivelmente rica e diversificada, e a arquitetura, religião, mobiliário e cultura em geral pode variar extremamente de uma dinastia para a próxima.

 ORIGEM DOS MÓVEIS CHINESES

A história da elaboração e utilização de mobiliário chinês começou durante o primeiro milênio dC, quando alguns chineses decidiram que seria mais confortável para se sentar em cadeiras, em vez de cócoras no chão.  Antes disso, os chineses geralmente conduzidas suas vidas e seus negócios ao nível do chão, como muitas culturas asiáticas fizeram e alguns ainda o fazem hoje.

Os ocidentais podem ter usado móveis antes de os chineses, mas uma vez que a marceneiros chineses começaram a elaborar os armários, mesas e cadeiras que eles aprenderam na sua arte e os meandros da fabricação de móveis rapidamente.  Eles aprenderam a construir um design soberbo, e proporcionado peças sem usar pregos, e com apenas um mínimo de um uso de buchas e cola.
Uma de suas maiores realizações são armários.

A arquitetura de uma casa tradicional chinesa não fez provisões para armários embutidos.  Os armários são uma inovação do Ocidente, e ainda são uma raridade em sociedades chinesas de Hong Kong e Taipé para Pequim.  Além disso, o conceito ocidental de um armário ou um armário guarda-roupa não existia na Dinastia Ming na China, como o chinês nunca iria pendurar a roupa na vertical dentro de um armário.  Em vez disso roupas e roupas de cama foram deitadas dentro de uma caixa ou armário, ou pendurados em prateleiras de madeira.  vestes Dynastic foram dobradas e empilhadas horizontalmente, ao invés de verticalmente em cabides,

                                          

Os chineses fizeram armários em muitas variedades, porque eles queriam e versatilidade avaliados, de modo armários tornou-se a instalações de armazenamento primário dentro de uma casa.  Grandes armários foram usados para armazenar praticamente qualquer coisa que o senhor ou senhora de uma casa queria manter seguro e longe da vista.  Hoje, os ocidentais têm mantido o ritmo com essa noção chinesa de versatilidade usando armários como centros de entretenimento.


Objetos preciosos, como um vaso de porcelana ou escova de madeira podem ser armazenados em um armário quando não estiver em exibição ou sendo usado.  Os armários também foram utilizados no estudo para armazenar livros e instrumentos de escrita, e na cozinha e utensílios para cozinhar alimentos.  Do mesmo modo, as pinturas eram enroladas para o armazenamento em armários.  Estes gabinetes são geralmente localizadas em bairros da mulher ou em salas de recepção, onde trajes oficiais foram mantidos.  Tais armários permanecem eminentemente funcional e são muito admiradas e procuradas pelas suas formas elegantes e ornamentação.  Os melhores exemplos combinar a beleza natural dos veios da madeira com o projeto e grau de ornamentação.


                                               

Armários de cantos quadrados tinha laterais verticais e as portas foram montadas em dobradiças de metal.  Esta forma de armazenamento de gabinete retangular deriva seu nome da sua cobertura pendente quadrado.  O tamanho imponente do gabinete é amenizada apenas pelo ligeiro abertura das pernas e os painéis de fechamento decorativo na parte dianteira.  A principal função de um armário de canto-quadrado para guardar roupas. Muitos destes gabinetes foram envernizados e decorados com paisagens pictóricas.  As superfícies planas abrir as suas portas mostrou uma tela irresistível para os artesãos.  Embora os armários da elite Pequim eram negros esmaltado com-pérola mãe, armários de outras regiões foram mais ricamente decorada.  Ambas as províncias de Shanxi e Fujian gabinetes provinciais caracterizado laca vermelha decorado com desenhos de ouro.

As dobradiças foram feitas de bronze (hoje, raramente original) ou de madeira, esculpido no formato de uma flor de lótus, ou, ocasionalmente, uma bolota ou algum outro objeto da natureza.

                                    



Pontas armários Redonda tendem a ter os lados arredondados e as saliências e as pernas eram ligeiramente inclinadas, dando-lhe uma silhueta afilada frame-A, criando a impressão de movimento ascendente.  Eles foram criados com portas removíveis com pivôs de madeira em cada extremidade e um pino central removível.  As portas podem ser encaixados diretamente na estrutura dos gabinetes, resultando em um design com linhas muito.  pivôs de madeira ou dobradiças permitiu as portas para ser removido facilmente, o que deu o fácil acesso chinês para armazenar grandes objetos ou roupas que longitudinalmente.  Esta inovação funcional foi destinado a reduzir o trabalho necessário para gerenciar vestuário exigente. 

Uma das variedades mais populares de um armário de pontas redondas é o gabinete do casamento, pintada de vermelho, a cor da sorte e prosperidade.  Um armário de casamento era muitas vezes a peça central da noiva um dote.  Elas são bonitas, com um grande, placas de latão redondo, às vezes com uma escultura gravada no perímetro ou no meio das portas.  Hoje, um gabinete de casamento funciona melhor como decorador de uma peça ou de um centro de entretenimento.  A gaveta tradicional e a combinação de prateleira que é normalmente em todo o centro do interior, hoje muitas vezes é reduzido para o fundo para manter uma televisão.

                                           
Acabamentos em grandes armários chineses vão desde manchas de madeira natural, para pintura de Borgonha ou roxo ou vermelho ou preto sólido, às vezes com cenas pintadas nas portas.  O assunto dessas cenas oferece pistas sobre o uso dentro de uma casa chinesa.  Fotos de mulheres ou crianças (sempre homens) sugerem geralmente esposa ou concubina uma trimestres.  Mais configurações filosóficas, como uma paisagem de montanhas e riachos podem pertencer a um estudioso de estúdio.

                                           
Outro tipo de gabinete cônico estava com um carrinho.  Ele era popular no sul de Fujian e as províncias de Jiangsu e difere do estilo cônico Ming-gabinete padrão em suas proporções, as madeiras utilizadas, a decoração e marcenaria.  A profundidade destes armários é também mais estreito do que o habitual.  Muitos são feitos de jumu (elm sul). Outra característica notável entre os gabinetes do sul de Fujian é a treliça removível, que serviu como uma prateleira de baixo, talvez para arrumar sapatos ou caixas

Boticário Gabinete

                                                                                                                                      
Uma versão do armário de canto quadrado é muitas vezes referida como um armário de remédios (yaochu) ou Gabinete de cem olhos.  Ele é geralmente mais baixa e mais larga do que um gabinete padrão.  Estes gabinetes têm pull-out inúmeras gavetas usado para armazenar ervas.  Os médicos chineses rotulados cada uma das várias gavetas com os nomes de ervas e medicamentos (cogumelos variados, chifres de rena, etc) para corrigir o que o aflige.  Muitos armários funcionais, tais como estas têm sido reconstruídas, a fim de armazenar CD players, uma estratégia de marketing popular para comerciantes de mobiliário contemporâneo.

Por hoje é isso, beijos e um ótimo dia!



Fonte:http://www.silkroadcollection.com/chinese-furniture-history.html



9 comentários:



Borbulhas Literárias disse...

Nossa, eu não entendo nada de decoração oriental. Vejo e babo. Mas fora as japonesas eu não entendo muito. Japonesa ainda tenho mais contato. Mas vamos combinar que fica um arraso, né???? :)))

Obrigada pela mensagem de carinho na minha postagem problemática. =)

Beijos
Bia
http://www.bibiabueno.com.br/

Liliane de Paula disse...

Tudo muito enfeitado, Andreia. Nas portas e nas gavetas se vê isso.

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Oi amore, olha a hora que estou chegando rs.
Estou super cansada rs.
Sempre gostei do mobiliário oriental.
Eu queria um armário igualzinho a esse ante penúltimo para colocar em algum cantinho aqui em casa, mesmo sem combinar com o estilo rs simplesmente pq acho lindo.
Não sabia nada sobre a história deles e achei super interessante, e como tem muita informação vou ter que ler algumas vezes...principalmente pq a essa hora cabecinha já não está absorvendo mais nada rs.
Beijos

Monalise Nogueira disse...

Gente q aula maravilhosa!!! Linda peças... bem diferente. Eu gosto, acho bacana e principalmente por conta da história. Bem legal mesmo,amei.

Coração da Nena disse...

Andreia querida,
Acho que esse tempo curtinho e tão medido é comum a maioria de nós, não é? Qdo fico uns dias sem postar ou visitar os blogs amigos, já fico chateada comigo.
Amei conhecer sobre a história dos móveis orientais.
Tbm gostei demais do post com as peças e decorações rústicas, pois tenho uma paixão por elas.
Parabéns para a sua Gabi, que Deus a abençoe ricamente em todas as coisas. Minha Raquel tbm tem 11 anos e é o maior amor da minha vida.Ai, eu tenho muitos amores, pq são 2 filhas, 2 netas e 1 maridinho fofo,hehehe...
Beijos carinhosos e um bom final de semana p vc,
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com

Lia e Vi disse...

Oi Andreia, é a Vi, interessante a historia do mobiliário chinês, das cores, o preto mais destinado a elite.. gostei mais dos moveis em vermelho.
Mas vendo a postagem sobre moveis rústicos, amei aquela mesa de tronco de arvore, muito lindo, parece que tem personalidade.
Gostei muito do seu comentário, às vezes achamos que estamos sozinhos, mas quando expomos nossas idéias observamos que muita gente tem opinião parecida.
Pena que não assisti a reportagem sobre Singapura..
Obrigada pelo carinho, bom fim de semana, muitos beijos, Vi

Adriana Balreira disse...

Andreia,
Adorei saber sobre a história dos móveis asiaticos. Bem interessante. Lendo o seu post, me lembrei realmente desses móveis que são bem caracteristicos orientais.
Parabéns,
Adriana Balreira

Renata disse...

Oi Lica!
Ah! como eu acho lindos esses armários chineses! Gosto muito desse " de casamento" que você contou fazerem parte do dote das noivas. Mas minha outra paixão é esse de boticário...amo gavetinhas!
Também não tenho feito as visitas como gosto. Tenho estado muito ocupada com muitas coisas a resolver. Ai, eu adorava quando ficava mais "a toa"e tinha tempo para visitar todos! Nem tenho tido tempo de buscar novos assuntos e novas imagens...
Preciso aprender a administrar melhor o meu tempo! Desculpe se não tenho vindo com tanta frequencia, Tá?
Beijos, renata
palpitandoemtudo

Anônimo disse...

ooi Lica!
A procura de informaçao sobre moveis chineses aqui cheguei.Legal, suas informaçoes,maisainda nao encontrei resposta para a minha busca e quem sabe vc poderia me ajudar.
tenho 2 moveis chineses:1 expositor com vidro na parte superior, 2 gavetas no meio, e na parte de baixo portas de madeiras corrediças com pinturas de paisagem oriental.
ele mede 1.90x90. fora o detalhe de um belo dragao esculpido dourado que encaixa por cima.
o outro móvel, é uma gracinha, mede 1.10x90, é em formato curvo com 2 gavetinhas e portas corrediças, tbem pintados. todos sao laqueados em preto.
curti por muito tempo estes móveis, mas como estou me mudando para um espaco reduzido, procuro informacoes para vende-los e está dificil saber quanto vale no mercado. Recebi informaçao de um antiquario do Rio, que este tipo de móvel chegou em copacabana nos anos 50, trazidos pelos ingleses e que algum tempo nao circulam no mercado e que em s. paulo poderia obter mais dados.
será que vc me ajudaria??? posso te enviar fotos!! obrigada, izabel