Alimentação saudável - Soja

Bom dia!!! Como passaram o final de semana, espero que tenham aproveitado tanto quanto eu aproveitei.

Hoje vou falar de um alimento que muitas pessoas não consomem por falta de informação ou por não saber prepará-lo, estou falando da soja, um alimento rico em proteínas, vitaminas e isoflavonas, vamos conhecer mais?

                                       

Alimentos à base de soja estão em todo lugar - leite de soja, iogurte de soja, carne de soja, entre outros. A soja é bem popular porque acredita-se que ela seja um alimento que combate e previne diversas doenças. Alguns estudos destaca a soja como um alimento eficiente para prevenir doenças do coração, ajuda na cura do câncer, alívio dos sintomas da menopausa e prevenção de osteoporose.

A agência norte-americana FDA publicou nota destacando a soja como possívelmente eficaz na prevenção de doenças de coração. Além de ser rica em proteínas e fibras, o óleo de soja é do tipo "bom", rico em ômega-3.

A soja também é o único legume considerado uma proteína completa. A proteína completa é aquela que contém todos os 9 aminoácidos essenciais que uma pessoa deve consumir. Carnes e derivados são proteínas completas mas legumes geralmente são incompletos, necessitando de uma combinação com grãos para que forneça todos os aminoácidos necessários. Por esse motivo, a soja é muito utilizada na dieta vegetariana, como por exemplo o tofu, que é um queijo feito de soja.

Existem algumas controvérsias em relação a soja, principalmente porque ela é rica em isoflavonas. Alguns estudos indicam que essas isoflavonas podem combater o câncer, enquanto outros estudos indicam que o consumo excessivo pode causar câncer. Porém, a quantidade contida naturalmente na soja não é problema em potencial.

A soja deve ser incluída na alimentação não somente pelas possíveis vantagens que ela pode nos trazer mas, principalmente, pelo fato de ser mais uma opção de alimento rico em diversos nutrientes e que contribuirá para a diversificação da sua refeição diária contribuindo a melhora da sua saúde.

Conheça os principais derivados da soja e darei minha opinião sobre cada item:

  • Óleo de soja - consumido no mundo todo
                                          
*Utilizo para preparar quase tudo em casa, mas uma quantidade bem pequena para cada prato.

  • Farinha de Soja - utilizada para enriquecimento de pães, biscoitos, macarrão, produtos infantis e misturas para sopas.
                                              
* Já comi pães e biscoitos que utilizavama a farinha de soja e garanto que não alteram o sabor dos alimentos.

  • Proteína texturizada - geralmente utilizada no preparo de bolinhos e hambuergueres.
                                               
* Sinceramente, quando provei, não gostei muito da textura, mas o que pode ter ocorrido é a forma de preparo. a Pepa (O tacho da Pepa), preparou um hamburguer que tinha uma aperência bem apetitosa.

  • Tofu (Queijo de soja) - leaborado a partir do leite de soja, apresenta cerca de 135 cal em 100g de produto e possui 12,5 g de proteína
                                               
* Eu gosto muito de tofu, como desde pequena, mas não são todas as pessoas que apreciam. Como com shoyu, cebolinha e um pouco de gengibre ralado.

  • Missô (pasta de missô) - Pasta de soja muito utilizada para fazer o missoshiro (sopa de missô), utilizada também para "temperar e curtir" os alimentos
                                               
* Missoshiro é saboreado todos os dias na cultura japonesa (café, almoço e jantar) eu gosto muito, principalmente no inverno, além de pouco calórico acho bem saboroso (gosto de acrescentar cebolinha e tofu). Os japoneses costumam curtir legumes no missô (beringela, acelga, pepino) deixam mergulhados na pasta e retiram para cortar e comer com arroz branco. Pode ser usado também para temperar a carne de porco (deixá-la marinando por 30 minutos antes de preparar com bastante cebolinha), eu gosto muito.

  • Soja torrada - possui aparência de amendoim torrado e pode ser consumida como petiscos.
                                         
* É um pouco mais duro que o amendoim, mas tão saboroso quanto. Gosto de comer como petisco ou as vezes para enganar a fome.

Por hoje é isso, espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais. beijos e um ótimo dia!


Fonte:
http://www.dietaesaude.org/soja.php
http://cyberdiet.terra.com.br/soja-2-1-1-12.html
Imagens : Google

11 comentários:



Monalise Nogueira disse...

Putz amiga, eu não gosto de Soja... ainda to me acostumando com o ADES... Mas de Missoshiro eu gosto!!! Na verdade AMO.rs

E o post de hoje sobre como receber visitas em casa? Beijos

Fabiana Tardochi disse...

Oi!
E o Gustavo como está? E vcs como estão se virando?
Eu tenho a hábito de consumir soja tanto no leite que é o que uso diariamente, como em grãos na salada e em forma de proteína substituindo a carne.
Posso dizer que sou uma apreciadora da soja :)
Beijos e qq coisa me liga, tá.

Ana Maria Braga disse...

Sei dos beneficios da soja, mas confesso que como pouca soja. Muito bom o seu post. Uma otima semana. Bjs, Andreia.

Liliane de Paula disse...

Esse como amendoin até gosto. Mas de maneira geral não uso soja.

Giuliana: disse...

Oi Déia,

Talvez seja apenas a falta de costume de consumir a soja, pois opções é que não falta. Já cheguei a dizer que não gosto de soja, mas hoje posso reconsiderar, acredito que substituindo ou acrescentando em massas e tal já é um bom começo.

Beijos

Anita disse...

Oi Lica, já consumi mais soja em outras épocas da minha vida, agora que tô na meno e deveria estar usando não tô, pode??? Só tomo o ADES direto,mas comidas a base de soja não tem entrado no meu cardápio. Tá rolando um sorteio relâmpago lá no blog só até amanhã, bjs.

Lola disse...

Oi Déia!

Olha, eu realmente não sou muito fã da soja em grãos, feita como salada ou feijão, mas curto muito alimentos a base de soja, como tofu, misô, carne-de-soja, bebidas à base de soja, etc.... Ao menos assim acrescento esse alimento tão rico na minha dieta né? rs

Bjs

Adriana Balreira disse...

Andreia,
Para falar a verdade pouco como ou quase nada soja. Não gosto não... Mas deve-se ao fato de não ser acostumada a esse alimento. Vou tentar inserir pelo menos o leite de soja, pois tenho intolerância a lactose e para mim é o ideal.
Feliz Páscoa
Adriana Balreira

Dani disse...

Andreia, adoro soja... Como sempre a proteína de soja.
O Tofu tenho maior vontade de comer, mas ainda não comi :(
Beijos

Dona Amélia disse...

Aqui em casa descobrimos a soja e todo seu potencial depois que meu irmão passou a trabalhar com ela [ele é agrônomo e trabalha com compra e venda de soja!.
É uma delícia, e fica deliciosa também se usada no lugar do feijão, pra se fazer um feijão tropeiro.

Xerinhos, frô!
Paty

Adriana disse...

A soja é um grande alimento, pena a gente não usar tanto, né?

BEIJOSSS