Alimentação saudável com Manga

Bom dia!!!

Como passaram o final de semana? Passei bem com almoço em família para a comemoração do aniversário do meu sogrinho (Valmir) ... que é uma pessoa por quem tenho grande admiração.

Hoje vou falar de uma fruta que é rica em vitaminas e ajuda na prevenção da hipertensão e diabetes, essa fruta é a manga. Vamos saber um pouco mais sobre ela?



Pode-se afirmar que a manga é a fruta da saúde. Elas chamam a atenção ainda no pé: com cores vibrantes, que vão do verde ao vermelho, elas apresentam polpa macia e saborosa e mais de 40 substâncias aromáticas. Quem se rende ao cheiro e à textura da manga está se beneficiando com variados nutrientes.

Ela é a fruta mais rica em
betacaroteno, a provitamina A, que tem função antioxidante. Essa substância é considerada provitamina, pois se transforma em vitamina no organismo. A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos, da pele e das mucosas.

A manga ainda é uma das melhores fontes de vitamina E e possui boa quantidade de vitaminas C e do complexo B, magnésio, potássio, fibras, carboidratos e taninos, compostos fenólicos que atuam como antioxidantes. É por toda essa riqueza em nutrientes que a fruta é capaz de prevenir alguns problemas de saúde.


Como a fruta possui bastante potássio e pouco sódio,  ela ajuda no controle da hipertensão. As substâncias antioxidantes contribuem para regular os níveis de colesterol sanguíneo.

Pesquisas mostram que até o diabetes pode ser controlado com o consumo moderado de manga, pois ela contribui para o bom funcionamento do pâncreas (responsável pela liberação da insulina) e regula as taxas de glicose no sangue. Por isso, se você for diabético, procure um nutricionista para saber a quantidade permitida para o consumo.

Bonita e saudável para quem quer melhorar a textura da pele, deixando-a hidratada, macia e saudável, a manga é fruta ideal. É que ela possui vitaminas A e E, responsáveis para manter a boa saúde da pele. A falta dessas vitaminas no organismo deixa a pele ressecada e frágil.

Elas atuam como antioxidante e previnem o envelhecimento precoce e, como conseqüência, diminuem o aparecimento das rugas e marcas de expressão.
Também ajudam na hidratação da pele, no controle da acne e na cicatrização de feridas. Além disso, o betacaroteno dá um bronzeado mais bonito e duradouro.
Cada 100g da fruta contém:
Calorias64kcal
Carboidrato16,7g
Proteína0,4g
Fibra Alimentar1,6g
Lipídeos0,3g
Magnésio8mg
Fósforo9mg
Potássio148mg
Cálcio12mg
Sódio1mg
Vitamina C17,4mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Mangas maduras podem ser determinadas pelo cheiro ou ao apertar. A manga madura terá um aroma frutado completo, emitido desde o final do caule. Pode ser considerada pronta para comer quando estiver ligeiramente macia ao toque e ceder a uma pressão suave, como um pêssego maduro. Os melhores sabores do fruto têm uma coloração amarela quando maduro, porém, a cor pode ser vermelha, amarela, verde, laranja ou qualquer combinação.

A temperatura de armazenamento ideal pós colheita para manga é de 12 º C. Quando armazenados corretamente, uma manga deve ter uma vida útil de 1-2 semanas. Descobriu-se que a melhor maneira de amadurecer uma manga é a temperatura ambiente, no balcão da cozinha. Se você quiser acelerar o processo,  é só colocá-la em um saco de papel durante a noite (algumas pessoas colocam junto uma maçã para criar mais gás natural etileno e diminuir ainda mais o tempo de maturação). Uma vez curada, a manga pode ser guardada na geladeira por alguns dias, mas deve ser consumida logo depois.

Receita de Mousse de manga light

                                       


- 1 manga tommy ou rosa bem madura

- 200 ml de iogurte desnatado

- 1 gelatina incolor sem sabor

- 14 cubos de gelo

- Mel, açúcar ou adoçante a gosto
Modo de Preparo
  1. Siga as instruções da gelatina e bata com leite e a manga picada até ficar homogêneo, caso precise adoce com o mel, o açúcar ou o adoçante
  2. Com o liquidificador ligado no máximo, coloquei um a um o gelo em cubo esperando triturar por completo
  3. Já está pronto, mas para obter uma consistência mais dura coloque na geladeira

16 comentários:



Liliane de Paula disse...

Eu adoro manga, Andreia. Sempre tenho manga na minha casa. E como com as cascas. Áqui consigo mangas rosas ou espadas, o ano todo.

Giuliana: disse...

Oi Déia,

A manga tem n benefícios, mas infelizmente não curto, sei que quem perde nisso tudo sou eu, mas tem certas coisas que não consigo inserir na minha alimentação. =/

Beijos

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Hummm Lica...
Uma manga geladinha ...deliciosa
Eu adoro
Como menos que gostaria mas acho super importante
Aim agora deu vontade de manga...to igual criança rsrs
Beijo Lica

Adriana Balreira disse...

Adoro comer com manga. Tudo com manga eu gosto. Suco, musse, cortada em saladas... Boa demais essa fruta.
Beijos
Adriana

Ana Maria Braga disse...

Manga é uma das minhas frutas prediletas. Tudo com manga, eu gosto. Que bom saber todas essas informações sobre ela. E essa receita deve ser uma delicia.
Aproveito para te desejar uma ótima semana.Bjs, Andreia.

Amanda Paula disse...

Humm eu adoro manga, agoro vou consumir com mais gosto ainda!!
Lica, eu complentei na semana passada a incrível e adorável e inesperada marca das 100 seguidoras e estou fazendo um sorteio para comemorar! Estou sorteando uma almofada personalizada do qual a vencedora poderá escolher o nome ou a palavra que queira que eu costure!
Se lhe interessar, passe por lá!

bjss

www.amandaapaulaa.blogspot.com

Liliane de Paula disse...

Andreia querida, aqueles sabonetes só servem para enfeite. Nems ei se vão ficar com perfume muito tempo. O bom seria colocar numa cestinha no banheiro.

Patrícia Gomes disse...

Quando é época de manga eu me esbaldo, porque gosto bastante dela, ainda mais se ela estiver bem durinha! ;oD

Ótimo post, frôzinha!
Xerinhos
Paty

Du disse...

Oi Lica, adoro cheiro da manga. Por sorte aqui gostamos bastante de frutas em geral, mas o Gustavo não resiste a manga, come até com comida. Eu não chego a tanto mas estamos sempre comendo.
Te mandei e-mail pedindo ajuda sobre outro assunto que entende bem, não tem pressa, mas pense com carinho.
Bjs querida.

Anita disse...

Lica sou apaixonada por manga, mas só gosto das durinhas sem fiapo, a fresca aqui não gosta de chupar não, só gosto de comer cortando os pedaços com faca. Conhece a manga palmer? É a minha preferida, consumo manga semanalmente, nem sabia de todos esses benefícios da fruta.
Obrigada pelo estímulo das costurices. Vindo de vc que costura e borda tão bem, fiquei animada em prosseguir, bjsssssss.

Wal disse...

Ola Lica!!!
Manga é a minha fruta predileta... lembro com muita saudade da casa da minha infância qie tinha um enorme pé de manga deliciosa!!!
Agora sabendo de todas estas vantagens vou me deliciar mais ainda!
Rs beijos!!!

Ellen - Ateliê Doce Inspiração disse...

Ai muito obrigada fiquei feliz. E de quebra ainda ganhei uma receita light de uma fruta que amo....

beijos
Ellen
http://www.ateliedoceinspiracao.blogspot.com

Anônimo disse...

Lica,
Amo manga, e agora mais ainda sabendo dos beneficios dela.
Adorei o esmalte jeans, chiquerrima... morro de vergonhga em olhar minhas mãos perto das de vcs rsrs.
Bj, ótima semana.

Ly Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ly Mello disse...

Lica querida, vim te agradecer demais as palavras de carinho que vc teve comigo num momento tão delicado! Graças à esse carinho que recebi, não afundei de vez e tive fôlego para retomar minha vida!
Sou muito grata!
Beijocas.

PS: Eu amo manga!!!

Ateliê Pinta Bolinhas disse...

Déa , linda!

Brigada por sempre tá presente no meu cantinho, vc é muito querida pra mim.
As transformações estão sendo aos poucos, mas tou chegando onde eu quero.
Agora, tava vendo que vc nunca mais abrilhantou nossoss olhos com as suas artes...vc ta me parecendo tristinha, é impressão minha?

um bjo grande no seu coração!