Como planejar melhor seu tempo

Bom dia, tudo bem com vocês?
Comigo esta tudo bem, hoje, resolvi fazer este post, pois com o final do ano chegando todos ficam atribulados e as vezes não conseguem administrar bem o tempo.



No cotidiano buscamos por mais tempo para realizar as “importantes”tarefas do dia-a-dia. Essa busca pelo tempo perdido deixa o indivíduo ansioso e se perguntando: Como planejar melhor o tempo?

Eis algumas dicas de como deixar o seu dia mais organizado e de como planejar melhor o tempo, que parece correr contra si.

* Primeiro estabeleça prioridades, programe suas atividades e recuse fazer aquilo que foge aos seus objetivos. Aprenda dividir suas tarefas do dia. Comece fazendo duas listas.

* Uma dessas listas são as prioridades, as coisas mais importantes a fazer. Mas atenção: são as coisas importantes mesmo.
Deixe de lado as preferências e verifique as devidas importâncias.

* A outra lista são as coisas a fazes com menos prioridade. Cuidado neste caso para não subestimar as atividades. Às vezes, deixar de fazer uma tarefa pode significar alguma complicação depois.

* Outra dica de Como planejar melhor o tempo utilizado é dividir o tempo entre suas atividades do dia, estipulando um prazo para cada coisa.

                                 

* Defina um tempo para reuniões, conversas com amigos, atividades pessoais... O importante é dedicar tempos necessários para cada situação: trabalho, lazer e família.

Agora uma dica sobre trabalhos adiados. Isso sempre acontece, principalmente quando não planejamos o tempo. A saída é aproveitar os tempos de sobra ou tentar encaixá-lo em determinados momentos do dia. Por exemplo: divida a tarefa em pequenas partes e vá realizando ao longo do dia entre outras atividades. Isso ajuda inclusive a relaxar do ritmo que vem o trabalho. E nunca olhe para o que ainda tem pra fazer. Prefira olhar o quanto já conseguiu produzir.

Outra dica vai para a rotina. Isso mesmo, todos nós temos rotinas e precisamos melhora-la para não estressarmos. A rotina é importante para mantermos um ritmo de trabalho e de atividades gerais. Porém, uma forma de aliviar a rotina é trabalhar o estresse. Anote tudo que causou irritação ou soluções não desejadas e procure soluções alternativas. Busque identificar outras formas de resolver os problemas e, na medida do possível, se afaste das coisas que causam o estresse.
Eu, particularmente, antes de dormir, penso nas coisas que preciso fazer no dia seguinte e coloco em uma lista de prioridades que vai de 1 a 5, prioridade 1 são as que precisam ser feitas com maior urgência e assim por diante. E faço um roteiro para tentar seguir , claro que nem sempre ele pode ou é levado a risca, mas serve como um guia para que eu faça o  que necessita ser feito.


Espero que tenha ajudado.

Bjão

9 comentários:



Roberta M. disse...

Déia, uma vez fiz um post sobre o tempo, de como as vezes ficamos escravas dele, como culpamos o tempo e o usamos como desculpa para nao fazer certas coisas, nós somos donas do tempo e nao o inverso certo?? Ótimo post querida, beijocas

Clô Manso disse...

Excelente post!!! Nada melhor do que usar o tempo a nosso favor.
Bom dia

Silvia Mingardi disse...

Olá Andreia, ótimo post... com todos que converso falam a mesma coisa, não tenho tempo... eu estava achando que seria eu enrolada, mas não é não tá tudo acelerado, estamos acelerados correndo atras do tempo que não temos... o melhor e se organizar e fazer tudo com a calma... e prestar mais atenção no que esta a nossa volta... pois com calma ou acelerado o tempo passa...
Beijos!!!

Biula disse...

Oi, Andreia, bom dia!

Foi esse tema que me levou a ler muitos blogs sobre administração do tempo, na época eu entrei para o FlyLady, conhece? Fiquei um tempo, saí mas ainda sigo várias dicas, principalmente as listas de tarefas, planejamento é tudo.

E vc tem razão, no final do ano, fica tudo mais acelerado, precisamos nos organizar sem afobação.

Beijo,

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Oi Andreia
Menina acho que se o dia tivesse 25 hs seria pouco ainda né
A gente quer fazer tudo e acaba se perdendo
Com essas dicas fica mais pratico se organizar
Beijo

Betty Gaeta disse...

Oi Andreia,`
Ótimo post! mas o meu problema não é só no final do ano. Eu administro mal o meu tempo o ano todo.
Bjkas e uma ótima 5ª-feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

nemacharmosa disse...

Oi Lica,ótimas dicas, sempre bom ler algo assim, por mais que nos esforcemos, sempre enrolamos o nosso dia, e em época de final de ano parece que os dias ficam mais curtos.
bjos e aproveite bem este dia que Deus te deu.

Kelly Cristina disse...

Aiii miguxaaa eu amei essas dicas fazem 03 anos que estou tentando me organizar mas não consigo...agora que reformei meu cantinho quero montar uma lista dessas mas acho que só vou colocar em prática o ano que vem, pois fim de ano é mega corrido né...mas adorei o post...ajudou demais...bjokas!!!! Obrigada pela visitinha!!!!

Fabiana Tardochi disse...

As dicas são ótimas, eu faço minha listinha todo santo dia, mas quem disse que consigo organizar meu tempo para fazer tudo? rsss. Preciso rever minhas prioridades urgente! Bjs