História dos móveis - Seculo XIX

Bom dia!!!

Hoje nossa viagem vai ao século XIX, época da revolução industrial, para vermos um pouco mais sobre a história dos móveis....

O mobiliário criado durante o século XIX possui vários estilos e referências. Eram os chamados neo: neoclássico, neobarroco, neorococó, que adotava estilos passados, com uma interpretação particular e ligada mais ao momento inicial da industrialização do que com as origens dos estilos, recebeu a denominação de ecletismoporque as referências de estilos eram muitas e as formas como eram aplicadas aos móveis eram diversas, ecléticas.

                              
                                

                                 

As antigas corporações de ofícios artesanais foram substituídas pelas fábricas; construções escuras e mal ventiladas que pareciam mais com prisões do que com os locais de trabalho, pelo menos de acordo com nosso entendimento atual. O trabalho tornava-se mais especializado, com divisões e tempos definidos e calculados. Algumas máquinas já faziam o trabalho de vários operários, ou antes ainda, de artesãos.

Arts & Crafts (do inglês artes e ofícios, embora seja mais comum manter a expressão original) foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas ideias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.

                                      Cadeira de Voysey Cadeira Shaker


Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da art nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura.

                                     

De acordo com Tomás Maldonado, o Arts & Crafts foi uma importante influência para o surgimento posterior da Bauhaus, que assim como os ingleses do século XIX, também acreditavam que o ensino e a produção do design deveria ser estruturado em pequenas comunidades de artesãos-artistas, sob a orientação de um ou mais mestres. A Bauhaus desejou, assim, uma produção de objetos feito por poucos e adquirido por poucos, nos quais a assinatura do artesão tem um valor simbólico fundamental. De forma ampla, a Bauhaus herda a reação gerada no movimento de Morris contra a produtividade anônima dos objetos da revolução industrial.

Por hoje é isso, beijos e um ótimo dia!

10 comentários:



Luci Cardinelli disse...

Eu fico encantada quando vou aos museus e vejo a mobília, verdadeiras obras de arte.

beijos e ótimo dia

Liliane de Paula disse...

Eu acho bonito, Andreia, de vê. Mas não curto esse estilo de móveis(não necessariamente esses da foto)para meu apto.
O curso, já vi, é interessante.
Beijo, Andreia.

Leticia disse...

Menina,
Preciso lembrar de linkar os seus posts sobre a história dos móveis... estou montando um sobre estilos em decoração! Eu lembrei mas não fiz... preciso colocar no histórico de links!
Beijos
lelê

Renata disse...

Oi Lica!
Nossa, me sinto tão burra! Tem tanta coisa para aprender! Legal sua boa vontade em nos mostrar um pouco do que está vendo no seu curso! Obrigado!
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Coração da Nena disse...

Andreia querida,
Há tempos atrás eu tinha uma paixão por esse tipo de mobiliário, na antiga casa havia algumas peças nesse estilo.
Hj prefiro o rústico e o moderno, acho que mudei muito de gosto, hehehe...
ótimas informações.
Beijos carinhosos,
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com

Anita disse...

Oi Lica, hj lendo essas informações me senti meio como a Renata, desinformaaaaaaaaaaaada. É muita história que a gente nem se toca que vem por trás de um determinado estilo de mobiliário, não é menina??? Mas esse estilo de móveis só me atraem qdo estão repaginados. Na cor da madeira, no original deles eu não gosto não, bjsssssssssssss.

Unknown disse...

Oi Lica cmo estas? eu também estou com muitas saudades, minha vida deu uma guinada de 360graus, agora estou aqui em Recife e como é a cidade do marido ele está pensando em morar por aqui, vou ficar longe de toda mnha família, é por uma boa causa mas estou meio triste, me alegro vendo o blog de vcs, ainda estou sem net em casa, dai tá difícil atualizar o blog, mas vou tentando.
Um grande beijo (desculpa o desabafo)não esqueça de mim viu?

Eva disse...

Oi Lica, amei o post, adoro esses moveis, bjos!

Mona Gouvea disse...

Lica, voce esta sumida, passa la no meu blog que te um sorteio , uma tela pintada poe mim que eu particularmente acho linda, vale conferir.abraço.

Vania disse...

Oi Lica,boa tarde !!!
Muito obrigada por dividir conhecimentos...isso sim faz a diferença no planeta !
Dividir para multiplicar,parabéns pela a iniciativa !
Nunca é tarde para aprender e entender um pouco mais da História !
Bom restinho de domingo para vc e família.
beijo.