Símbolos Natalinos

Bom dia!!!
Hoje quero falar sobre o signifacado de alguns símbolos natalinos.

O Natal é a data mais importante do calendário cristão, quando é celebrado o nascimento do Menino Jesus. Mas quando falamos sobre Natal, podemos abrir um leque de histórias, contos e tradições, que até hoje são transmitidas de geração a geração.


                                                   

Para que sua festa fique ainda mais bonita e alegre, vou contar um pouco sobre as histórias que existem por trás de alguns símbolos e enfeites natalinos, e vou expor o que eles representam para esta época de harmonia e paz entre amigos e familiares.

Papai Noel ou São Nicolau
                                                       
Diz a lenda que São Nicolau era um homem muito rico e muito generoso. Conta-se que ele distribuía dinheiro aos pobres e presenteava as crianças que não tinham com o que se alegrar. Faleceu no dia 6 de dezembro, tornando este dia o Dia de São Nicolau. Esta data é muito lembrada e comemorada em alguns países do oriente, onde os pais ainda presenteiam seus filhos fazendo uma referência a São Nicolau. Por causa da proximidade de sua festa com a data do nascimento de Cristo, acabou-se transferindo lentamente a tradição de presentear as crianças para o dia 25 de dezembro. Os pais costumavam dizer que era São Nicolau quem trazia os presentes do céu. São Nicolau foi se tornando um símbolo natalino e o 1º Papai Noel reconhecido pelo mundo.

Sinos
                                                          
     
Acredita-se que o som das badaladas dos sinos espantem  todas as coisas ruins e atraiam boa sorte e alegria.

Guirlanda

                                                     
Representa a presença do Menino Jesus na casa. Normalmente é colocada na porta de entrada dos lares, deixando visível que aquela casa esta protegida.
Árvore de Natal
                                                     

Muitas histórias são contadas sobre a origem da árvore de Natal, mas tudo indica que sua origem é tipicamente alemã.
Hoje, ela é um dos símbolos mais expressivos do Natal e as crianças aguardam ansiosas para ajudar os pais a enfeitá-la com flocos de algodão, fitas, luzes e bolas coloridas.
Segundo a lenda, a árvore é a representação de Jesus, que é o tronco, e nós somos os ramos. As bolas e as luzes coloridas representam os frutos por ela produzidos, indicando a nossa caridade e generosidade.

Eu não conhecia o significado destes simbolos tão utilizados, este post foi um aprendizado, espero que para vocês também.
Bjão

15 comentários:



Míriam Corrêa disse...

que coisinhas mais fofas esses bebes..
obrigada pelos conselhos, vou tentar ficar mais tranquila.
bjs querida

Roberta Mello disse...

Tao legal vc contar essas coisas, muitas pessoas nem tem noçao do que sao esses simbolos!! Acho tao lindo tudo isso, adoro saber que mesmo com 9 anos, meu filho ainda acredita piamente em papai noel!! beijocas

Carol disse...

O Natal é mesmo cheio de simbolismos e o paganismo tem forte influência em tudo isso, inclusive sobre o nascimento de Jesus Cristo como o nascimento do Rei Sol. Ixiiiii... melhor nem aprofundar porque isso causa uma polêmica. É por saber um pouco desses simbolismos que gosto mais e mais dessa data. Adoro.
Beijos

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Bom dia! Muitas pessoas não sabem nem o significado do Natal, menos ainda da simbologia. Importante seu post para abrir mentes...rsss.
Eu fiz 2 modelos de passarinho...ainda não estão perfeitos mas quando eu chegar no último com certeza estarão. Vou te mandar uma foto por e-mail, ai vc me diz o que acha e onde estou errando rsss. Bjs

Renata disse...

Oi Lica,
Bem interessante seu post, às vezes a gente entra na onda do consumismo e acaba esquecendo o verdadeiro sentido do natal. e entender melhor os seus símbolos ajuda-nos a resgatar esses significados.
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Ana Maria Braga disse...

Muito bom saber a simbologia do Natal.Algumas coisas eu não sabia.
Aproveito para te desejar um ótimo dia.Bjs

Unknown disse...

Olá Andreia

Não conhecia todos os significados. Adorei saber.

Bjo

Ly Mello disse...

Adorei o post!
Na verdade, o Natal ficou tão comercial, que pouco nos damos conta do seu real significado!
Quero aproveitar pra desejar à vc e sua família, um Feliz Natal e um novo ano cheio de muita luz, saúde e muitas realizações!

Beijocas.

Adriana disse...

LICA, adorei saber de tudo isso!!!
A letra do seu post está tão pequena; não sei se é defeito do meu computador.

bjs

Giuliana: disse...

Andreia,

Não sabia do significado destes símbolos. Que bom vir aqui e ganhar mais um pouco de conhecimento.

Beijos

Anônimo disse...

Lica, concordo com a Renatinha, as vezes lembramos do natal só por causa dos presentes mas tem um espírito maior para a data.
Sobre o sino, vou agora lá na sala fazer uns trilin-trilin rsrs.

Ah, bancada essa era a palavra que eu queria pro título do post mas não lembrava, pirei mas deu certo, de perto tem alguns tortinhos mas nem ligo rsrs.
Bj no coração.

Eliane

Betty Gaeta disse...

Oi Andreia,
adorei ler sobre os símbolos natalinos, a maioria deles eu desconhecia a razão de ser.
Vc me fez lembrar que eu fazia móveis de casa de boneca com caixinhas de fósforo! Eu não me lembrava mais! Que recordação boa!
Bjkas e uma ótima noite para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Re Batista disse...

Ah eu adoro o natal e toda a decoração... é um momento mágico pra mim.
Obrigada pela visita!
Bjos e até mais!

Biula disse...

Oi, Andreia, boa noite!

Muito legal vc divulgar os significados dos símbolos natalinos, há outras versões, cada povo vai acrescentando alguma coisa, o que importa é celebrar a vinda do Aniversariante!

Como este mês passa voando, não é, acho que é o mais rápido do ano, muita coisa para arrumar...

Beijo pra vc,

Unknown disse...

Oi, Bom dia sempre é bom aprender, e realmente é uma pena que o consumismo fez o povo esquecer o verdadeiro significado do natal,que para os judeus nem se comemora agora.
bjos Lica e um excelente dia.