Organizando guarda roupas

Queridos e queridas, bom dia!
Ontem resolvi organizar a casa para a chegada das festas de finais de ano, e também uma forma de separar o que não tem uso para doação, apesar que frequentemente ao organizar as minhas coisas separo roupas e objetos que não tem mais valor para nós aqui de casa, mas que com certeza tem muito valor para quem precisa.
Desta forma, decidi dar algumas dicas sobre arrumação e organização, a começar pelos guarda roupas. Vamos lá?

Dicas para organizar seu guarda-roupas




Peças desnecessárias ocupam espaço e gastam tempo na escolha da roupa, gerando uma eterna sensação de não ter o que vestir. As tendências do estilo de vida atual apontam para os conceitos de organização e limpeza, influenciadas pelos mandamentos do Feng Shui. Essa corrente oriental milenar incentiva a eliminação dos supérfluos, pois preconiza que os excessos consomem a nossa energia. Para as pessoas com dificuldade de se desfazer das roupas na esperança de que o estilo retorne um dia, é bom lembrar que a moda realmente é um eterno recomeço, mas é o espírito que retorna e não o produto.

Como arrumar o guarda-roupa e achar o que vestir

Um armário entulhado é certeza de nunca ter o que vestir. Peças amassadas ou escondidas perdem a chance de uso. A primeira regra para facilitar (e acertar) a escolha da roupa de todo dia é a organização.

1 - Limpe os roupeiros e tire roupas que entulham, liberando espaço para o que realmente funciona. Decida, sem sentimentalismos, o que pode ser guardado e o que deve ser eliminado. Se for impossível se desfazer de alguma peça, mesmo que ela não seja útil, acondicione-a em um espaço menos acessível do armário.
2 - Ao comprar uma peça nova, desfaça-se da similar gasta. O que não vestiu nos últimos dois anos também pode ser eliminado.
3 - Roupas fora de estação devem ser guardadas em malas ou sacos plásticos no vácuo.

A Bicha Fêmea, fez um post sobre estes sacos plasticos fechados a vácuo.

4 - Elimine os modismos que passaram com a estação e privilegie no armário o posicionamento dos clássicos ou das peças preferidas.

Cada coisa no seu lugar

* Vestidos

Pendure-os nos locais mais altos do armário em cabides arredondados nos ombros. Em espaços pequenos, pendure-os pela cintura, dobrando-os ao meio. Vestidos menos usados em locais protegidos, envolvidos em pano ou capa de tecido.

* Camisas, camisetas e blusas

Camisas de algodão ou malhas que amassam pouco podem ser dobradas e colocadas umas sobre as outras em lugar visível. Se o espaço é pequeno, dobre-as e enrole-as como um rocambole, empilhando-as em ordem de cores.
Camisas de tecidos delicados, acetinados ou que amassam com facilidade devem permanecer penduradas e abotoadas em cabides arredondados e com enchimentos nos ombros.

* Saias

Tente agrupá-las por cor ou categoria ou embaixo de paletós ou jaquetas que formam conjuntos em cabides com ganchos.

* Calças

Calças em tecidos devem ser penduradas pelo vinco, evitando amontoá-las.
Calças em jeans, moletons e leggings podem ser dobrados nas prateleiras ou pendurados em cabides comuns.

* Casacos

Guarde-os abotoados e separe-os por cor.
Eu costumo organizar as minhas roupas pela cor, assim fica mais fácil identificar o que quero vestir. E fica visualmente mais bonito e organizado.

* Sapatos

Podem ser guardados em sapateiras, caixas, ou aramados como na foto abaixo, o importante é organizá-los de forma que os sapatos mais usados fiquem a disposição sempre.




A Fê Dutra, deu uma organizada no guarda roupas dela e ficou assim, a Lelê (Casa de Catarina) também fez um post sobre sapateiras, que até saiu na revista MInha Casa Novembro de 2010, vale a pena dar uma olhadinha.

Bom, por hoje é isso, espero que tenham gostado.

Bjão 

29 comentários:



Leticia disse...

Obrigada querida pela citação!
As dicas são ótimas! Eu organizei o closet, mas não consigo tirar fotos... o coisa dificil. Queria postar, mas não consigo! kkkk!
Beijos
lelê

Kelly Cristina disse...

Aiii miguxa quanta dica boa, eu precisava criar coragem e arrumar o meu, mas só de olhar pra ele já saio correndo....rs...quem sabe ano que vem eu consigo, pois agora fim de ano é complicado pra mim devido as encomendas...rs...bjokas querida e uma linda terça!!!!

Roberta Mello disse...

psssiuuu...ó, nao conta prá ninguém tá Déia, mas o meu TDAH é totalmente exposto nos meus armários, eu simplesmente nao dou conta de arrumar, é algo acima das minhas forças rsss, mas fica como nosso segredinho tá, senao eu perco meu glamour kkkk....beijos

Carina disse...

Menina! Acertou em cheio no post! Eu já havia me proposto a fazer isto no p´roximo findi, mas sempre bate uma preguicite, né?!! Só que com este post me motivei mais! bjokas!!

Elza Carrara disse...

Bom dia Andreia,
Sabia que lendo seu post eu descobri que eu era uma pessoa organizada e que fazia tudo certinho?
Pois é, deu pra perceber que eu falei tudo no passado! Hoje em dias, as coisas estão tão corridas que percebo que deixei essas coisas de lado um pouquinho, por exemplo, faz muito tempo que não dou essa "arrumada" no guarda-roupas, e olha que tem roupas de antes da minha 1° gravidez, que talvez eu nunca mais use.
Quem sabe eu não fique inspirada pelo seu post e faça isso no final de semana? rsrsrs
Tomara que sim!!!
Feng Shui agradece :)
bjs e um bom dia pra vc.

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Bom dia Lica!
Eu sou extremamente organizada. E pelo menos 1 vez por mês dou uma geral nos guarda-roupas aqui de casa, principalmente se não sou eu quem guardo as roupas. Já tive mania de guardar muita coisa, hoje sou prática. A vida de dona de casa nos ensina muito.
E isso tem haver com consumismo também. Hoje prefiro comprar roupas de qualidade, sapatos de qualidade a quantidade de roupas que serão usadas poucas vezes e precisarão ser passadas para alguém. Bjs

Betty Gaeta disse...

Oi Andreia,
Ótimas dicas. Fui obrigada a arrumar meus armários, pois deu cupim em casa e tive que tirar tudo de dentro deles para dedetizar. aproveitei e dei uma limpa.
Bjkas e uma ótima 3ª-feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Anônimo disse...

Deia, que tudo as dicas.
Eu tive que organizar tudo por causa da mudança, também fiz uma limpa.. tchau tchau calças n.º 36 rsrs.
Menina, não consegui colocar os quadrois na escada, acho que não tenho cordenação kkk, foi ficando encavalado e feio, aí tirei tudo.
HJ estava eu passando massa nos buraquinhos rsrs.
Bjs

Eli

Adriana disse...

Adoro arrumar meu guarda-roupa, principalmente a parte em que retiro o que não uso!!! Faço a festa de muita gente que precisa!! Olha, as vezes dá mesmo um sentimentalismo... mas logo penso: bobagem!!! E passo pra frente!!!

Mil beijos, e obrigada pela visita no meu blog!!! Onde comprei o divino, tu ficarias louca!!! Tem de todos os tamanhos que posssas imaginar!!!

Andreia disse...

Será que um dia vou ter armários assim... esse é realmente um sonho de consumo. Mas pra ficar assim, tem que ter uma condição: marido longeeeeeeeeee.
bjos
Andreia
http://artedacaixa.blogspot.com

Soraia Melo disse...

Ola querida, tudo bem?
Adorei a dica...organizar e manter organizado é um desafio aqui em casa :)
Que legal que deve ser a Disney do Japao, nao é mesmo?
E as daqui tb sao bem legais..o chato sao as filas...mas as criancas nem se incomodam :)
Obrigada pelo carinho e amizade!
beijinhos carinhosos
So

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Oi Andreia
Adorei esse post,meu armario é de fases,tem fase que fica arrumadinho(qdo to sozinha) e fases de "to caindo porta a baixo"(quando marido não viaja)
Com essas dicas fica tudo mais facil gostei!!!
Beijoooo

Unknown disse...

Oi Lica excelente está idéia de você publicar estas dicas, não guardo nada em excesso, tipo, vou guardar para usar quando emagrecer ou engordar...acho horrivel, ficar entulhando roupa que não vai usar tão cêdo, obrigada por compartilhar idéias tão boas.
bjos

Carol disse...

Eu acho uma maravilha um guarda roupa todo arrumadinho, minha parte são só duas portas pra guardar tudo, então nunca consigo deixar com aspecto organizado :(
Beijos

FRAM.. disse...

oi Andrea... post perfeito.. agora é só jogar o desapego pra lá e desentulhar o guarda roupa e dar espaço pra coisas novas....bjim

Fê Dutra disse...

Oi Deia ADOREI o post, uma delícia, cheio de dicas úteis e com uma leitura que flui.
Quanto a imagem do post poderia ter colocado numa boa, não tenho essas neuras, não. Até porque colocou na web, virou público.
Adorei a citação, viu?
Beijocas

Patrícia Gomes disse...

Preciso fazer essa organização essa semana no meu. Está super entulhado agora com as coisas do marido, roupas de cama e banho e é o mesmo de quando era solteira e já não cabia muito. rs Imagina agora né? ;oD

Adorei as dicas!
Xerinhos
Paty

Jana Marson disse...

Post a ser impresso e colado no quarto de todo mundo aqu em casa!

kkkk

Elza Carrara disse...

Andreia,
voltei para agradecer seu comentário. Adorei o seu desabafo também, rsrsrs
E é tudo verdade, nosso trabalho como mãe é desgastante, não remunerado e quase ninguém reconhece, mas mesmo assim a gente faz e adora :)
Muitos pensam que ficamos sem fazer nada, mas ás vezes nem horário de almoço a gente tem, não tem pausa, rsrsrs
Essas lembranças que suas filhas e seu filho terão da infância, serão super importantes para a vida adulta deles e isso amiga, será mérito só seu :)
bjs.

Sandra Lima disse...

Uma arrumação é sempre bem vinda! Eu ainda não terminei a minha "faxina", no final vai parecer que eu mudei de casa, de tanta coisa que eu estou mudando.E tem que ser antes do fim do ano, porque nada como entrar no ano novo com a casa arrumadinha, né?
Quando chegar no meu quarto vou seguir suas dicas!
Beijos

Biula disse...

Oi, Andreia!

Falou em organização, arrumação de armário, vou correndo ver as dicas, adoro.
Gosto daquela filosofia dos 5 S, mas meu marido e filhos são bagunceiros e resistem muito na hora de despachar tralhas.
No meu guarda-roupa, não vou te enganar, a dificuldade é que estou precisando de roupas novas, ando $em tempo para cuidar disso, rs

Beijo,

Giuliana: disse...

Andreia,

Gostei muito deste post, e o li com reflexão. Preciso muito praticar o desapego, há uns meses pratiquei e tirei muita coisa, mas mesmo assim ainda tem algumas peças que juro que um dia irá me servir novamente...ahaha

Vou tentar me inspirar neste post... =]

Beijos.

Vero Kraemer disse...

Lica querida, amei as dicas, são preciosas!!!
Outro dia dei um monte de roupas que não usava mais, é tão bom, né? E ajuda muitas pessoas!
Obrigada por compartilhar!!!
beijosssssssssssss pra ti
Vero

Borbulhas Literárias disse...

Eu sou óooootema para organizar!
Melhor ainda para bagunçar!!!!

Unknown disse...

Oi Andreia,
as dicas de organização são ótimas, o meu problema é conseguir ser organizada, de vez em quando me animo e arrumo tudo, depois em pouco tempo, já está um "pouco" bagunçado. Ô dificuldade, rsrsrs...
Beijos!!!

PASH disse...

Oi Andreia,

Primeiramente parabens pelo blog, adoreeeeeeiiiii
Que bom que você gostou do POST da PASH no MIMO CHIC, quando der da um pulinho no Blog da PASH que eu vou adorar =)

http://pashloungewear.blogspot.com/

Muito Beijos

viviane disse...

obrigada pela dica http://vivianedejesussantana.blogspot.com

Coração da Nena disse...

Andreia querida, as dicas são muito úteis. Embora eu seja organizada, por pura falta de tempo tenho deixado um pouco a desejar com relação aos meus armários. Mas na verdade é pouca bagunça, pq não costumo deixar nada fora do lugar.
Beijos carinhosos,
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com

Leticia disse...

Amiga,
Ótimo post! Adoro armário organizado!!! Sérioooo! Pior, a minha faxineira tem o dom de desorganizar... já pedi milhares de vezes para não guardar a roupa... acho que falo grego! rsss.
Beijos
lelê