Descarte e reúso de óleo

Bom dia!!!

Há algum tempo atrás, prometi que falaria a respeito do descarte e reúso de óleo...como promessa é dívida, ai vai o post de hoje...

O ralo da pia não é o único destino para o óleo que sobra na frigideira.
A reciclagem do produto representa ganhos econômicos e ecológicos. Cada litro de óleo descartado incorretamente pode contaminar 25 mil litros de água. A contaminação ocorre quando os resíduos do óleo são descartados na pia provocando o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento. Se jogados no solo, a terra absorve o produto e acaba contaminando os lençóis freáticos – os depósitos de água subterrâneos.
A reciclagem de resíduos de óleo de cozinha está ajudando a gerar renda para milhares de brasileiros, que ganham a vida recolhendo o que a maior parte da sociedade descarta.
Dos 3,8 bilhões de litros de óleos comestíveis produzidos anualmente no Brasil, apenas 75 milhões são transformados em subprodutos, como biodiesel, ração animal, massa de vidro, sabão e tintas. Nem 1% é efetivamente reciclado
A Educação ambiental começa de pequenas ações, você poderá transformar  o óleo descartado, em sabão. Confira a receita:



SABÃO AROMATIZADO

Ingredientes:
- 4 litros de óleo comestível usado;
- 2 litros de água;
- ½ copo de sabão em pó;
- 1 kg de soda cáustica;
- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.

Preparo
Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.
Você pode também armazenar o óleo descartado em garrafas pet e entregá-las nos pontos de coleta: Condomínios, supermercados e outros locais vem efetuando a coleta do óleo descartado.
Com o aumento da oferta de matéria-prima já está permitindo que grandes empresas invistam no setor. É o caso da Walmart Brasil. A rede de supermercados recolhe quase 1,5 toneladas de dejetos de óleo por mês.
Em parceria com a Bertolini Indústria Química Ltda, o Walmart deu largada ao projeto de fabricar sabão com óleo reciclado no início de 2008.
Nas prateleiras desde o ano passado, o produto já é líder nas nove lojas em que está à venda. A unidade de 400 gramas custa R$ 1,18 — valor 20% inferior aos líderes da categoria.
“Conseguimos ter um produto mais sustentável que custasse menos”, diz o gerente de sustentabilidade do Walmart Brasil, Yuri Feres, que não descarta a possibilidade de estender a iniciativa a outros países em que a empresa está presente.
Em Santo André, cidade onde resido há o Instituto Triangulo que vem fazendo um bom trabalho no recolhimento do óleo descartado. Visitem o site, pois contém diversas informações úteis sobre a o descarte de óleo e os projetos da empresa.

Quero deixar claro que não estou ganhando nada para passar as informações do Walmart e Instituto Triangulo, acho importante que a população tenha ciência de alguns projetos desenvolvidos que visam o bem estar e a conservação ambiental.

Espero que tenham gostado!

Bjão

18 comentários:



Roberta Mello disse...

Claro que gostamos, nao uso óleo pra frituras e com isso nao há sobra, mas o reuso é genial, beijocas

Renata disse...

Oi Lica!
Ótimo post! Acho que temos que tomar consciência de que se todos fizerem um pouquinho isso dará um "tantão"! Eu faço pouquíssima fritura com óleo, uso muito panela antiaderente. E, quando uso, guardo o óleo para levar ao descarte em um supermercardo próximo, eles tem convênio com uma ong que faz o reaproveitamento do óleo.
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Jarde disse...

Andreia, gostei muito desse post. Gostaria muito que aqui na minha cidade, tivesse alguma organização pra pegar o óleo de cozinha que a gente não sabe aonde descartar!

Betty Gaeta disse...

Oi Andreia,
Ótima dica, mas dificilmente eu cozinho em casa.
Bjkas e uma ótima 5ª-feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

O post é ótimo, parabéns pela iniciativa.
Eu não faço fritura de espécie nenhuma aqui em casa, então não tenho essa preocupação de precisar descartar o óleo.
Quando os meninos querem comer alguma coisa do genero eu improviso no forno ou vamos a algum restaurante para satisfazer as vontades do povo rsss. Bjs

Ana Maria Braga disse...

Tudo que diz respeito a reciclar, reutilizar, eu acho importante. Mais importante tb é conscientização das pessoas que ainda está aquem das expectativas, infelizmente. Faço muito pouca fritura em casa. Evito ao máximo. Legal a receita para reaproveitamento de óleo. Vc. sempre muito atenada a tudo, não é menina? Aproveito para te desejar um ótimo dia. Bjs

Unknown disse...

Oi Lica, com certeza é o começo certo,Deus nos dá a paciência que pedimos, quando menos você esperar, terá um comportamento mais tolerável com aquela pessoa que você não suportava, é Deus trabalhando em teu coração...
Vamos fazer nossa parte Deus complementa o restante.
Este sabão cheiroso eu não conhecia.Legal!!
bjs e lindo dia.

Elenice Laet disse...

Olá!
Passei para conhecer seu cantinho e gostei da matéria sim!
Bjks!!!

Flaviane Koti disse...

O post est´s excelente.Já ganhei e usei muito sabão caseiro e são ótimos, mas não me arrisco a fazer.
Passa lá no blog, tem um presentinho para vc.
Bjs

Anita disse...

Isso é sério né Lica?? As raras vezes que faço fritura jogo no óleo quente detergente e depois fervo água na leiteira e jogo ali no óleo com detergente antes de desprezar na pia, pra ter uma ação desengordurante, sabe como? Não que resolva completamente, mas minimiza bem o estrago que as particulas de gordura fariam ralo a baixo. Bjs.

Lola disse...

Oi Andreia!

O colégio que os meninos estudam, tem um projeto muito interessante que ensina as mães a fazerem esse sabão com o óleo reaproveitado da cozinha! Essa idéia é ótima e super legal!
Bjs

Leticia disse...

Dea
A minha avó fazia um sabão para lavar roupas, sem cheiro que era ótimo com restos de óleo... claro que dava bastante trabalho, mas ele desencardia que era uma beleza.
Quanto a mim, eu guardo em uma garrafa pet e descarto em lugares próprios (em um supermercado próximo, tem um centro de coleta), mas uso muito pouco para fazer fritura... acho que desde que casei, hoje será o primeiro dia!
Beijos
lelê

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi amiga! Achei este post fantástico! Quanta informação interessante!
A receita é bem útil. Obrigada por um post tão conscientizador!
Beijocas.

Borbulhas Literárias disse...

otima dicaaaa e sao demais os tapetes, hein! o segundo é muito interessante. e eu amei o de zebra!

Paulinha - Reformando Nosso Apê disse...

Menina, preciso ensinar o povão aqui em casa a fazer isso! Minha mãe é a única que faz +- certo: Joga o óleo velho no vaso sanitário. Mas, ainda está longe de ser ecologicamente correta!
Quero te agradecer pelas palavras de incentivo que vc escreveu lá no blog! A força que vcs estão me dando tá ajudaaando muito! Afinal, animação é uma coisa que ajuda e muito na hora de batalhar por uma recolocação no mercado! Obrigadão! Ah! Falei pro Fabiano que tinha escolhido as cores preto e branco pro presente que vc vai dar pra gente, e ele adorou!!
Um beijão!
Paulinha
reformandonossoape.blogspot.com

Calma que estou com pressa! disse...

oi - adoro estas dicas - aqui em casa quase não tem consumo de leo - mas uando fazemos batatinhas fritas - sempre coloco numa pet para uma senhra que faz sabão -
e vim tb dizer que tem pap das rosas de latinha de refri
quero ver todas fazendo
bj
lu

Coração da Nena disse...

Andreia querida,
Mara essa dica de fazer sabão com reaproveitamento de óleo de cozinha.
Vou tentar fazer qualquer dia desses.
Beijos carinhosos,
Nena.

Karina Mendes disse...

que legal! e olha que esse sabão é ótimo! eu não uso óleo pra fritar pq apartamento já viu né? fica um cheiro de fritura enorme! mas eu já comprei deste sabão na feira e achei muito bom, especialmente pra usar nas panelas.